Agora é oficial: Trilogia Gatilho em cores e volume único, de Carlos Estefan e Pedro Mauro, e outro quadrinho inédito de faroeste (The Solicitor), de Gianfranco Manfredi e Pedro Mauro, serão publicados pela Pipoca & Nanquim (PN).

Hoje no seu perfil de Facebook, Carlos Estefan, roteirista da Trilogia Gatilho revelou (ou confirmou): “Agora podemos anunciar oficialmente: Em 2021, a Trilogia Gatilho terá uma nova casa, a editora Pipoca & Nanquim! Uma edição definitiva, colorida e com uma história extra feita especialmente pra esse novo volume, por mim e pelo Pedro Mauro. Agora, todo mundo poderá ter acesso à nossa história, editada com o carinho e capricho que já são marca registrada do PN. Em breve, traremos mais novidades. Não poderíamos estar mais felizes!”. Adicionalmente, segundo Pedro Mauro, a publicação terá uma história extra em preto e branco, com quase o mesmo número de páginas de Gatilho.

Nos últimos três anos (2017, 2018 e 2019), Carlos Estefan e Pedro Mauro, desenhista Brasileiro da Sergio Bonelli Editore (SBE), que depois de longos anos voltou a desenhar faroeste, publicou uma trilogia chamada Gatilho. As publicações, durante os seus lançamentos na Comic Con Experience – CCXP, hoje o maior evento nerd do mundo, esgotaram pelos três anos seguidos. Mesmo após algumas reedições, já não estão mais disponíveis para a venda. Essa publicação pela  PN em volume único e em cores, é muitíssimo bem vinda e esperada por quem ainda não conseguiu ler.

A editora belga BD Must anunciou, também recentemente, o lançamento da Trilogia Gatilho em 2021 no mercado franco-belga com nome de Renégat.

Em julho de 2020, Pedro Mauro, com apoio da Confraria Bonelli, lançou um projeto de financiamento coletivo no Catarse em comemoração aos 50 anos de carreira, chamado Cowboy Primeiras Histórias 1970-1971. No livro foram republicadas 7 histórias de Pancho, seu primeiro personagem de faroeste. O álbum de luxo foi idealizado pelo jornalista Thiago Gardinali e pelo colecionador e especialista em marketing digital Renato Frigo. Para a publicação foram produzidos vários extras, entre eles: 1) uma história adicional, com roteiro de Carlos Estefan; 2) artes exclusivas de oito desenhistas brasileiros (Augusto Minighitti, Carlos Estefan, Eduardo Ferigato, Eduardo Schall, Mike Deodato, Rafael de Latorre, Robson Rocha e Roger Cruz); 3) artes exclusivas de quatros desenhistas italianos da SBE (Claudio Villa, Mauro Alberti, Maurizio Dotti e Stefano Biglia). Adicionalmente, a Confraria Bonelli ofereceu uma arte extra exclusiva, produzida pelo desenhista Anilton Freires, e que foi enviada a todos os apoiadores no formato A5, como mini pôster.

Arte de Pedro Mauro usada como contracapa do Livro Cowboy.

Recentemente, em 12/10/2020, um dos principais roteiristas da SBE, Gianfranco Manfredi, fez uma postagem, em seu perfil no Facebook, realmente surpreendente para nós brasileiros. No texto, entre outras coisas, ele fala sobre a felicidade de estar escrevendo um roteiro de faroeste em inglês, para uma editora brasileira, e demonstra uma certa preocupação por se tratar de uma nova experiência. Pede que não perguntem o que é, já que o lançamento ocorreria em 2022 e que haveria mais tempo no futuro para outros esclarecimentos. Relata também que, caso depois seja publicado em seu país, seguramente terá reescrever os diálogos em italiano. Nos comentários, segue falando animadamente e interagindo com outras pessoas, principalmente sobre algumas relações entre as três línguas (português, inglês e italiano) e o uso de expressões idiomáticas. A segunda surpresa vem na resposta dada a um leitor / fã brasileiro, Alberto Nonato Andrade. Perguntado sobre sobre qual seria a editora brasileira, prontamente responde: Pipoca & Nanquim.

Manfredi, cantor, compositor, escritor, ator e roteirista italiano, nasceu em Senigallia e mora em Milão, onde se formou em História da Filosofia. Artista multimídia, é autor de mais de trezentas músicas, de inúmeros roteiros de cinema e TV e ensaios de crítica musical. Sua estreia no mundo dos quadrinhos aconteceu com Gordon Link (1991), pela Editora Dardo. Começou a trabalhar com a SBE em 1994, escrevendo histórias para Dylan Dog e Nick Raider. Criador em 1997, da série Mágico Vento, em 2005, estreou em Tex com o roteiro de La pista degli Agguati, publicada na Itália no Maxi Tex nº 9 em outubro de 2005 e no Brasil pela Mythos Editora em dezembro de 2006 com o título “A trilha das emboscadas”.

Em 2014, descobre o desenhista brasileiro Pedro Mauro por meio do Facebook, quando então inicia uma parceriam, que dura até hoje, ao convidá-lo para desenhar dois episódios da Maxi Série Adam Wild: Lagos (N° 16, 01/2016) e La suprema catastrofe (N° 17, 02/2016). A  série acaba de lançada ao Brasil por meio da Editora Saicã, que iniciou uma campanha no Catarse para publicar um volume contendo as quatro primeiras histórias da série. Em 2017, realizam o segundo projeto em conjunto, produzindo para a coleção Le Storie, uma história de espionagem (Mugiko). Em outubro de 2020, Mugiko foi anunciado no Brasil pela Editora Trem Fantasma. Para essa edição, que também tem o apoio da Confraria Bonelli, Pedro Mauro elaborou artes inéditas para uma sobrecapa e bookplates.

Capas das edições brasileiras de Adam Wild e Mugiko.

Em 2019, uma vez mais a convite de Manfredi, Pedro Mauro desenhou para SBE quatro números da nova Maxi Serie intitulada Cani Sciolti. São eles: E la chamiano estate (N° 3, 01/2019); Segreti inconfessabili (N° 4, 02/2019); Cartoline dalle vacanze (N° 9, 07/2019); e Riti pagani (N° 10, 01/2019). Ainda sem previsão para publicação em português.

Capas de Cani Sciolti com histórias desenhadas por Pedro Mauro.

Por fim (ou será o começo?), a dupla da Sergio Bonelli Editore, Manfredi e Pedro Mauro se reúne para uma iniciativa inédita, produzir e publicar uma história em quadrinhos para uma editora brasileira, antes de ir para o tradicional mercado europeu. Ainda sem muitas informações até recentemente, inclusive que seria um faroeste, o roteirista revelou os primeiros detalhes em uma entrevista exclusiva para Alexandre Baptista e Lucas Souza do site Ultimato do Bacon no Canal do YouTube Sobrecapa, e que foi ao ar dia 11 de dezembro. O roteiro, com título em inglês The Solicitor (L’ispettore, em italiano), é desenvolvido nos anos 90 do século XIX e envolve a história de uma agente é o responsável por interesses de ingleses nos Estados Unidos, trabalhando em Nova York e também no velho oeste. Em uma segunda entrevista, dessa vez com o Pedro Mauro no último dia 21, o desenhista revela também que a história se desenvolve em três episódios.

Que cheguem logo os “Fumetti Western Brasiliani“!