Como já informamos antes, a DINAP/Treelog não irá mais distribuir em bancas, revistas, quadrinhos e afins a partir de janeiro de 2021. Isso prejudica em especial a chegada de Tex aos leitores de todo o Brasil. Pois a Editora Mythos realiza sua distribuição através da DINAP e agora, em comunicado oficial, a Editora Salvat que lança a coleção Tex Gold anunciou que também não terá mais suas coleções distribuídas nas bancas.
A Coleção Tex Gold iniciou em 2017 com o lançamento de O Profeta Indígena com o primeiro volume custando o valor promocional de R$ 9,90. Os valores foram sofrendo reajustes chegando hoje a R$64,90. As edições da coleção são em capa dura, coloridas, papel de qualidade e geralmente com mais de 200 páginas. A série possui assinatura e era distribuída em bancas.
Em 2018 a editora parou de distribuir por um tempo pois o cronograma de distribuição da DINAP havia parado. A distribuição parou em agosto e retornou somente em novembro de 2018. Em maio de 2019 foi anunciado o cancelamento da coleção Tex Gold na edição 40 – O Sequestro & Histórias Curtas. Nesse período não só a coleção de Tex foi cancelada mas também outras da Salvat como a Coleção Definitiva do Homem Aranha, e duas coleções Marvel Graphic Novels.
Porém em agosto do mesmo ano a Salvat anunciou o retorno da coleção de Tex e se comprometeu a publicar os 20 volumes restantes, somando assim 60 edições que coincidentemente se encerra em dezembro de 2020. E é nesta última edição que traz as histórias – A Barca das Traições; Estrela de Lata; Encontro em Tularosa; No Escuro e Randy, o Sortudo; que veio um aviso informando que as coleções da Salvat não mais seriam distribuídas em banca.
O Comunicado diz o seguinte:
COMUNICADO SALVAT
Caro colecionador,
Fomos comunicados recentemente pela distribuidora DINAP/Treelog, de que a partir do dia 1 de janeiro de 2021, infelizmente, eles deixarão de distribuir coleções nas bancas.
A Editora Salvat já está buscando novas alternativas para restabelecer os serviços de distribuição.
Neste momento, enquanto resolvemos este contratempo, você poderá encontrar todas as edições da coleção de TEX diretamente na loja da Salvat, e receber no aconchego de seu lar! Segue também disponível a assinatura mês a mês que você pode encontrar em nosso site www.salvat.com
Esta forma de distribuição é a única maneira, economicamente viável para o momento, de garantir a entrega total de seus exemplares para esta coleção, diante do fato de que a ampla e abrangente distribuição DINAP/Treelog, que tinha uma capilaridade única no mercado brasileiro, deixa de existir.
Atualmente não há outra alternativa no Brasil que possa nos prestar os mesmos serviços e atendimento desempenhados pela DINAP/Treelog.
Nossos esforços são para garantir aos nossos colecionadores todo o suporte necessário para completar sua coleção e, por isso, você terá a oportunidade de assinar mês a mês ou comprar as edições na loja e, receber seus fascículos diretamente em sua casa, sem qualquer custo adicional.
Siga de perto o nosso Facebook, onde iremos atualizando qualquer novidade sobre este assunto.
Agradecemos sua confiança!
Fase 2 será prejudicada
Na página oficial da Coleção Tex Gold da Salvat a editora também emitiu um comunicado sobre a situação da distribuição. A Salvat distribui suas coleções com um intervalo de tempo entre as fases 1 e 2. A distribuição da Fase 1 atinge grande parte do país e a Fase 2 contempla: Maceió, Feira De Santana, Itabuna, Salvador, Vitória Da Conquista, Fortaleza, Imperatriz, São Luís, Caruaru, Recife, Teresina, Natal, Aracaju, João Pessoa, Rio Branco, Manaus, Macapá, Belém, Santarém, Porto Velho, Boa Vista, Palmas/To, Vitória, Grande Rio de Janeiro, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Caçapava, Campinas, Cruzeiro, Indaiatuba, Itapetininga, Jaú, Jundiaí, Marília, Peruíbe, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, S.João Da Boa Vista, S.José Do Rio Preto, Santos, São José Dos Campos e Sorocaba.
A edição #60 (Fase 1) chegará normalmente às bancas neste mês de dezembro, já a Fase 2, onde vários leitores ainda estão na edição #47 deverá ser completada pelos meios que a Salvat disponibiliza.
Em nota, a Salvat destacou que irá concentrar as vendas em sua loja virtual e sem custo adicional de frete, porém o frete está sendo cobrado normalmente. “Sabemos que o frete é uma preocupação para os nossos colecionadores, por isso já estamos trabalhando para que as edições cheguem com condições especiais! Fique de olho na página que logo logo traremos novidades!”, respondeu a editora a um leitor que questionava o valor do frete: https://lojasalvat.com.br/salvat/vitrines/colecao-tex.aspx
Os pacotes de assinatura também permanecem ativos com as entregas adicionais garantidas: http://assinesalvat.com.br/colecoes/tex/index.asp
Estas são as duas únicas maneiras anunciadas que a editora Salvat distribuirá suas coleções. Ela não pode por exemplo vender pela Amazon. “Devido a questões contratuais, infelizmente essa não é uma possibilidade para a coleção, pois temos direitos apenas para vendas em bancas e canais próprios”, destacou a Salvat.
Encerramento da distribuição da DINAP/Treelog
A Dinap e a Treelog, empresas integrantes do Grupo Abril, responsáveis pela maior parte da distribuição de revistas no país informaram às editoras no dia 6/11 estar rompendo unilateralmente todos os contratos de distribuição nas modalidades consignação praticados nas últimas décadas. O motivo alegado é a retração provocada pela pandemia de Covid-19. “A pandemia gerou uma disruptura sistêmica na cadeia de distribuição, atingindo de forma dramática a estrutura em que se assenta o negócio da Dinap/Treelog de distribuição de revistas e congêneres, mediante redução drástica da receita de parte substancial das vendas, ocasionada pela queda na circulação de pessoas nos canais de vendas, oriunda de medidas governamentais de distanciamento”, e reiterou, “apesar de todos os esforços feitos para a regularização da rede de distribuição, a Dinap/Treelog não passou incólume pelos efeitos devastadores e sem precedentes que a pandemia do Covid-19 provoca e continuará provocando pelos próximos meses”.
Este é mais um problema que os leitores de quadrinhos enfrentarão em 2021. Falta de distribuição em bancas, valores dos quadrinhos aumentando, preço do papel e gráficas alto. O que vem mais por aí…
Agradecimentos especiais às informações e imagens adicionais do pard Yuri Costa.
Deixe um comentário