Não é de hoje que muitos leitores se reúnem para celebrar e debater seus personagens, séries e histórias prediletas. E foi justamente por causa desta paixão tão comum que surgiu a Confraria Bonelli. Nós sentíamos falta de um espaço gratuito para organizar debates, estudar os casos e as histórias, ver e documentar a evolução de publicações e ainda, fomentar a leitura e tradição bonelliana no Brasil. Há que se ponderar também que não raras vezes os confrades fazem diversas homenagens aos heróis italianos por meio de cordéis, poemas e até desenhos!

E assim, de uma pequena ideia que foi tendo cada vez mais adeptos, é que hoje tomamos corpo! A Confraria Bonelli não é um clube, não é uma instituição. A Confraria Bonelli é um grupo organizado de leitores totalmente apaixonados pelas publicações da Sergio Bonelli Editore que são hoje mantidas em nosso país graças aos esforços da Mythos Editora e, da recente criada, Editora Lorentz.

Então, a nós cabe a colaboração irrestrita para aumentar cada vez mais a gama de leitores! Inclusive promovendo encontros, sem fins lucrativos. É importante dizer que, no seio de nossa criação, uma das principais pautas foi a recomendação aos confrades para sempre doar para pessoas que nunca leram um Bonelli. Somente assim manteremos nossa tradição viva!

E nosso time de confrades só cresce: Adriano Rainho, G G Carsan, Antonio Carlos (Rouxinol do Rinaré), Luiz Carlos Dias Machado, Edemar Schnornberger, Pedro Bianchi, Miguel J Zinelli, Gilson Gasparotto, Marcelo Da Rosa Tajes, Moacir Zanchet, Adriano Rolim Lorentz, Neimar Nunes, Jim Halley, Sandro Piola, Luiz Sansone, Ulisses Miranda, Verlei Colao Merlo, Edison Bertoncello, Nadir Dutra, Valderí Neitzke, Kurschner Camargo Rodrigo, Ricardo Elesbão Alves, Dogenildo Mota, Inaldo Rodrigues, Felix Luciano Da Silva Gutierrez, Valter Mauricio Lachman, Marco Tavares, Gustavo Dutra, Vanderlei Dutra Soares, Andrei Nunes, SadiMarcely Dutra, Luiz Abel de Oliveira, Joelson Chagas, Marcelo Borba, Paulo Renato Dutra, Vanderlei C. Oliveira, Edna Mezini, Antonio Spadoni, Luiz Henrique Rodrigues, Vinicius Joseph Ardenghi, Edino Stuhr, Gibran Schimitt, Gilson Firmino, Alexandre Eccel Monica Da Rocha, Cláudio Dutra Dutra, Júlio Emílio Braz, Ilza Burda, Kael Ladislau, Carlos Machado de Souza, Dary Pereira, Ary Otávio Canabarro Dos Santos, Floriano Dutra, Guterres B C Sônia, Jesus Nabor Barbosa Ferreira, Erik Hilton, Valmir Scheid, José Carlos Francisco e eu, Joana Rosa Russo.

Venha contribuir com a nossa Confraria!

A CONFRARIA BONELLI – UMA PAIXÃO DE HERÓIS

A paixão pelos quadrinhos
A um grupo de fãs impele,
Pois quem ama seus heróis
É imperativo que zele,
E assim nasce no Brasil
A Confraria Bonelli!

Perpetuar para fãs
Das futuras gerações
Nossos heróis, nossos sonhos,
Fomentando aquisições
De enredos bonellianos,
Das suas publicações…

Divulgar as editoras
Em espaço virtual,
Pelos encontros nas “redes”
E também presencial,
Com união e amizade,
Eis o foco principal.

Fomentar novos leitores,
Manter todos informados,
Resgatar os personagens
Que estão sendo ameaçados,
E lutar por mais qualidade
Dos que já são publicados!

Assim, nosso grupo avança
Vencendo os mil desenganos,
Lutando, somando forças,
Idealizando planos
Para manter viva a chama
Dos heróis bonellianos!

Em meio a tarefa séria
Há festa e muita alegria,
Como em saloons de cowbois
Nossos pards, todo dia,
Fazem duelos poéticos
Que dão vida a Confraria!

Rouxinol do Rinaré

                 

 

                    CONFRARIA BONELLI – QUEM SOMOS?              

 

  1. APRESENTAÇÃO DO NOSSO GRUPO!

 

OBJETIVOS

 

O presente grupo é criado com base na união de pessoas que amam e prezam pela continuidade e retomada das publicações produzidas pela Sergio Bonelli Editore no Brasil.

Por isso, fica estabelecido a denominação “Confraria Bonelli”, sendo este o nome de nosso grupo.

Nosso objetivo é reunir, tanto virtual quanto presencialmente, as pessoas que colecionam séries bonellianas, ajudando a divulgação dos personagens no Brasil, bem como, fomentar a aquisição das novas séries ou publicações em banca, tudo para que as editoras brasileiras sintam confiança no seu público. Assim, automaticamente, elas vão prezar por produtos de melhor qualidade.

Então, nossa existência serve para:

  1. Manter os colecionadores ligados nas novidades do mercado sobre as séries Bonelli no Brasil;
  2. Discutir as mais diversas curiosidades sobre as séries Bonelli;
  3. Abrir discussões com análises das histórias, com eventuais sugestões ou críticas DESDE QUE CONSTRUTIVAS, ajudando os produtores, acima de tudo;
  4. Ressaltar a importância das publicações Bonelli para história mundial, já que é comum seus autores retratarem processos históricos nos gibis;
  5. Promover um amplo conhecimento das séries Bonelli aqui no Brasil, e para isso pedimos aos membros que:
  6. Doem livros, gibis ou outras publicações Bonelli para sua biblioteca Municipal, para ajudar outras pessoas a terem contato com essa maestria;
  7. Presenteiem conhecidos com séries Bonelli que eles não conheçam;
  8. Promovam o conhecimento GRATUITO das séries Bonelli, seja numa conversa ou contribuindo com um artigo para ser postado tanto no site “Comics & Games 4Fun” quanto no Facebook do grupo;
  9. Exponha suas opiniões de modo claro para que todos possam entender seu ponto de vista.
  10. Promover palestras em escolas, centros de convivência ou espaços reservados para debater o colecionismo e contribuir para o desenvolvimento cultural das regiões no Brasil com a leitura

O intuito do grupo é justamente promover uma ampla divulgação e integração entre os colecionadores e leitores com a sociedade em geral.

Nosso grupo durará enquanto houverem pessoas dispostas a levar o nome da Bonelli adiante aqui no Brasil de forma organizada, gratuita e respeitosa!

LEMBREM-SE: nossa intenção principal é ser diferente, ou seja, É CONTRIBUIR COM AS EDITORAS EFETIVAMENTE e com o público novato e veterano!

Promover o conhecimento, fomentar a leitura, promover enquetes, discussões sobre publicações, formatos, preços, analisar as publicações em si e divulgar novidades! Dar espaço também para galera que queria fazer tributo ao Tex, Zagor, Martin, Dylan… Qualquer deles! Ou escrevendo versos e fazendo um desenho em homenagem a eles!

 

REGRAS

 

Como todo bom grupo, o nosso também tem algumas regras de convivência para melhorar a integração entre os membros.

  1. Não são permitidas postagens pejorativas E OFENSIVAS as editoras.
  2. Fiquem a vontade para criar enquetes, publicar conteúdo Bonelliano e fazer pesquisas com os demais membros
  3. Respeite a opinião alheia;
  4. É EXPRESSAMENTE PROIBIDO provocação entre os integrantes visando ofender um ao outro;
  5. É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS PRODUZIDOS SEM AVAL DAS EDITORAS, COMO CANECAS, CHAVEIROS OU OUTROS ITENS, INCLUSIVE REPRODUÇÕES DE QUALQUER GIBI. Se você tem a permissão para fazer em caráter de divulgação, sinta-se a vontade para divulga-lo ANTES de comercializar.
  6. Vendas e trocas de revistas são permitidas. Pedimos para que os vendedores NÃO OFERTEM SEUS PRODUTOS EM ANUNCIOS ALHEIOS.

 

PUNIÇÃO

 

Por causa da existência das regras, é natural que haja punição para aqueles que, MESMO ADVERTIDOS, CONTINUAM OFENDENDO OU DENEGRINDO A IMAGEM DOS DEMAIS, DOS PERSONAGENS OU EDITORAS. Por isso, estabelecemos o seguinte:

  1. Membros que estiverem agindo em desacordo com a boa convivência Bonelliana e que desrespeitem as regras ou abusem da hospitalidade do grupo, serão COMUNICADOS de seus atos. Este aviso pode ser reiterado UMA VEZ caso a pessoa ainda insista no erro.
  2. Caso a pessoa, mesmo após o segundo pedido de comportamento, INSISTA EM PROSSEGUIR DE FORMA DESRESPEITOSA, SERÁ SUSPENSA DAS ATIVIDADES NO GRUPO por 30 dias, sem prorrogação.
  3. Neste período será aberta consulta pública com os demais membros para que avaliem a conduta da pessoa. O suspenso pode apresentar as razões que o levaram a agir daquele modo em 05 dias, sem prorrogação, a contar da data de suspensão. Tudo será publicado e documentado para que não haja prejuízo ao grupo e nem ao suspenso.
  4. Independentemente de defesa ou não, os membros do grupo serão questionados sobre a conduta que deverá ser tomada:
  5. Reintegração do suspenso no grupo, ou
  6. Expulsão definitiva.
  7. HAVERÁ EXPULSÃO COMPULSÓRIA SE O MEMBRO FOR PEGO COMPRANDO OU VENDENDO ITENS REPRODUZIDOS SEM AUTORIZAÇÃO DAS EDITORAS COMO CANECAS, CHAVEIROS, CAMISETAS, GIBIS (RÉPLICAS) OU QUALQUER OUTRO ITEM.

 

  1. NOSSOS ENCONTROS

 

Como todo bom grupo, são permitidas reuniões livremente dos integrantes! Não é necessário que todos participem, mas sempre que possível, pedimos para que os membros avisem de suas ideias de encontros presenciais para que os demais possam participar também!

Aconselhamos que as reuniões sejam programadas pelos membros com uma antecedência, assim podemos ajuda-los! Aconselhamos também que as despesas sejam sempre dividas para que todos possam aproveitar da melhor forma possível sem pesar demais para os outros. Lembrem que nosso grupo não tem finalidade lucrativa.

Para ajudar a custear os eventos, os membros podem, MEDIANTE AUTORIZAÇÃO dos administradores do grupo, criar rifas ou leilões com este objetivo. No entanto, a arrecadação deverá ser da seguinte forma:

  1. No anuncio deve constar a finalidade, ou seja, logo no início deve ser anunciado PARA QUE ESTÁ SENDO RIFADO OU LEILOADO;
  2. Todos os valores arrecadados DEVERÃO SER DECLARADOS em uma planilha que será publicada para que todos acompanhem o destino dos valores;
  3. Sobrando valores depois de cobertos os custos dos eventos, o detentor do produto rifado ou leiloado FICA com o restante.

Nada será comercializado em nome do grupo.

Caso os membros queiram presentear os demais nos eventos, estes podem ficar a vontade para montar o que quiserem DESDE QUE NÃO USEM OU SE APROPRIEM DE MATERIAL ALHEIO, ATÉ MESMO DAS EDITORAS E SEUS PERSONAGENS SEM ANTES SOLICITAR O USO.

Nestes casos, em que os membros queiram produzir algum mimo para os demais usando imagem ou sinal protegido por direitos autorais, pedidos gentilmente que contate os administradores do grupo para verificarmos com as editoras se tal poderá ser usado e qual o meio para fazer isso. NÃO FAÇAM SEM ANTES CONSULTAR.

 

  1. ADMISSÃO DE MEMBROS

 

Nossos membros serão classificados e admitidos sob duas formar:

  1. Os “Efetivos”: membros que comprovem que possuem coleções e desenvolvem papel importante na compra e na manutenção das edições nas Bancas.
  2. Os “Temporários”: são os Leitores, adeptos ou iniciantes no Colecionismo, que poderão se tornar “Efetivados” e gozarão de todos os direitos.

A Confraria Bonelli não restringe a quem queira se associar, independente do seu Estado.

NÃO É EXIGIDO PAGAMENTO DE VALORES PARA INGRESSO OU MANUTENÇÃO EM NOSSO GRUPO. O QUE PEDIMOS É A COLABORAÇÃO COM ARTIGOS, MATÉRIAS, PARTICIPAÇÃO E DIVULGAÇÃO DAS SÉRIES BONELLIANAS NO BRASIL.

NÃO TEMOS POLÍTICA DE BRINDES.                      

Acesse a Confraria Bonelli no facebook e saiba mais!