A campanha no Catarse para o lançamento de Zagor pela Editora Saicã está em sua reta final. Vai até dia 29 de maio e pretende publicar duas edições de Zagor em cores. O personagem da Sergio Bonelli Editore era publicado pela Editora Mythos desde junho de 1999, e agora segue com a editora Saicã que vem publicando História do Oeste.
A Zagor Coleção Histórica em Cores terá o formato 16x23cm (formato italiano) em capa cartão com orelhas. O miolo é colorido em papel couché. O volume 1, “Liberdade ou morte” terá 324 páginas e o volume 2, “A Ilha da Magia”, terá 260 páginas. A intenção do editor da Saicã, Neimar Nunes é publicar a partir da melhor fase de Zagor, que inicia segundo os fãs na edição 89 italiana, logo após o clássico “Odisseia Americana”.
“A Mythos já publicou “Odisseia Americana” e nossa coleção inicia logo após ela. São histórias que marcaram o personagem e o coração dos fãs, é a Era de Ouro Zagoriana. Sergio Bonelli, que na época assinava com o pseudônimo de Guido Nolitta, cativou leitores na Itália, Brasil e outros países tornando Zagor um dos principais personagens dos quadrinhos mundiais”, ressalta Neimar.
Zagor defende os índios da ambição dos brancos, mas também é conhecido e estimado por quase todos os cara-pálidas que vivem nos arredores de Darkwood, floresta fictícia que fica ao leste dos Estados Unidos.
O ambiente das histórias é o velho oeste, mas Sérgio Bonelli inseriu alguns elementos fantásticos, assombrações, ficção científica, e coisas do gênero. As histórias de Zagor se passam na década de 1830 e como se trata de uma obra bastante imaginativa, nas aventuras do Espírito com a Machadinha não é raro se ver máquinas voadoras, robôs, mísseis e armas automáticas. Toda essa mistura serve como motivação para que os autores tratem de temas atuais, daí o fascínio que Zagor tem para os jovens leitores de todas as partes do mundo.
No primeiro volume que a Saicã pretende lançar, “Liberdade ou Morte”, os Estados Unidos estão exterminando um povo inteiro: os Seminoles. Os últimos rebeldes obstinados, liderados por Manetola, conseguem chegar a um acordo com o capitão Seabrook, que promete levá-los para a pequena ilha de Britannia, nas Bahamas, onde poderão viver em paz. Mas os paraísos são muitas vezes ilusórios…”. Roteiro de Guido Nolitta com desenhos de Franco Donatelli.
No segundo volume, “Ilha da Magia”, a trama se passa no Haiti, onde chegam Zagor, Chico e seu amigo Bosambo. Uma ilha onde domina a religião misteriosa do vodu, uma mistura de catolicismo e ritos africanos. Uma ilha de cheiros estranhos e cores estranhas, onde os Loa, os espíritos, caminham lado a lado com os homens! Roteiro de Nolitta com desenhos de Franco Bignotti
Para apoiar a campanha acesse: www.catarse.me/ZGCOL1e2