Sim !!! – Resolvemos abrir uma exceção para esse que, apesar de não ser Bonelli, é um dos mais tradicionais e queridos Quadrinhos Italianos (Fumetti) – Diabolik. Assim como a Sergio Bonelli Editore teve a feliz iniciativa de oferecer quadrinhos gratuitamente (link), a Astorina Srl, editora do personagem na Itália, está disponibilizando para download exemplares de Diabolik, esperando que eles possam fazer um pouco de companhia aos leitores obrigados a ficarem em casa nesses dias sombrios.

Desde o dia 13/03/2020 e até o próximo dia 10/04/2020, a editora oferece gratuitamente 6 (seis) números do Diabolik (baixe no link):

Títulos disponíveis.

O HOMEM QUE NÃO SABIA RIR (T. FaraciS. Ziche): Eva não se resigna ao fato de que Diabolik seja absolutamente desprovido de senso de humor, e ela tem certeza de que, se ele tomar conhecimento dos sistemas de segurança que eles irão enfrentar, uma risada alta irromperá. Infelizmente ela se engana.

A NOITE MÁGICA (M. Gomboli – P. MartinelliS. ZaniboniG. Montorio): Sibilla Navcenko é uma vidente que sabe o futuro. Ela afirma ser capaz de prever até as ações de Diabolik. Ele é cético, Eva é um pouco menos… mas os fatos darão razão à feiticeira. Um desafio à inteligência e, acima de tudo, aos sentimentos do Rei do Terror.

O RETORNO DE SIBILLA (M. GomboliT. FaraciP. MartinelliS. ZaniboniG. MontorioL. Merati): Anos atrás, o Rei do Terror estava envolvido em uma louca aventura com Sibilla Navcenko, uma vidente que dizia ser capaz de prever os golpes dele. Ela fugiu de Clerville… mas não o suficiente para esquecer Diabolik.

DIABOLIK, QUEM É VOCÊ? (A. e L. GiussaniG. CorettiE. Facciol):  Trancados em uma cela sem saída, Diabolik e Ginko aguardam a morte, inevitável para ambos. E Ginko, motivado por uma curiosidade incontrolável, faz a pergunta, essa famosa pergunta, ao Rei do Terror: Diabolik, quem é você?

AS MEMÓRIAS DE ALTEA (A. e L. GiussaniE. Facciolo): Ela é duquesa, ele é um simples policial. Para Ginko, um sonho de amor impossível. E, em vez disso, a luta contra Diabolik fez nascer um maravilhoso e verdadeiro conto de fadas entre eles. É atroz pensar que agora tudo tenha acabado em cinzas.

ALVO: DIABOLIK (A. e L. GiussaniS. ToldoF. PaludettiB. Fiumali):  Por um saque de 10 bilhões, Diabolik não hesita em achar um modo de penetrar em uma base militar. Mas alguém fareja a manobra. E fugir, quando você se torna alvo de helicópteros poderosos e mísseis teleguiados, torna-se, no mínimo, uma situação desesperadora.

Mas quem é Diabolik?  Personagem criado em 1962 pelas irmãs Giussani e publicado pela Astorina. É um homem de inteligência fora do normal e de uma audácia sem limites. Seus poderes parecem sobrenaturais. É o homem dos mil disfarces. Com suas máscaras especiais feitas de plástico, consegue modificar a fisionomia de seu rosto; com lentes de contato coloridas, muda a cor dos seus olhos, e graças a uma infinidade de truques é capaz dos crimes mais bem engendrados, ao lado de sua fiel parceira, e não menos cruel, Eva Kant. Somente a genialidade e tenacidade do inspetor Ginko é capaz de enfrentar Diabolik e Eva Kant. Essa briga de gato e rato encanta gerações na Itália há décadas. 

Pouco tempo após sua criação, Diabolik alcançou altas tiragens tornando-se rapidamente um fenômeno dos Fumetti. Diabolik é publicado até hoje no formato bolso, 12 x 17cm, em histórias de 120 páginas. Este formato tornou-se uma marca do personagem. Seu sucesso é tão grande que, atualmente, suas três revistas mensais vendem juntas mais de 1 milhão de exemplares por ano. Na Itália, sua revista mensal de aventuras inéditas já passa da edição número 850. 

O Retorno de Diabolik ao Brasil · Catarse

Até 2018, Diabolik tinha tido 3 passagens pelo Brasil. Foram 7 edições pela Nueva Fronteira (editora argentina que publicava no Brasil), 12 edições pela Vecchi e 15 edições mensais e uma edição especial dupla pela editora Record nos anos 90.  

Diabolik - Volume 1 - 9788585079000 - Livros na Amazon Brasil

De lá para cá foram 27 anos de ausência, sentida por muitos fãs, mas isso acabou em 2018, com o retorno do personagem pelas mãos da jovem Editora 85. O primeiro volume, que foi viabilizado graças a uma campanha no Catarse, conta com quatro histórias publicadas na Itália em 2015. Originalmente, a numeração da série é reiniciada anualmente e inclui um aviso do ano de publicação. Até então foram lançados 2 volumes com 500 páginas cada, compilando ao todo 8 histórias inéditas, e este ano está programado um terceiro volume, com mais 4 histórias, que deve ser lançado ainda no 1º semestre.  

As edições brasileiras podem ser adquiridas no site da Editora 85, assim como podem ser encontradas também na Amazon.

Divirtam-se!!!