A Panini Comics vem publicando as graphic novels da Sergio Bonelli Editore. Já publicou Deadwood Dick, Mister No Revolução e anunciou Kentucky River. Com ISBN já publicado (à direita), ela também irá publicar Morte a Caravaggio!, obra de Giuseppe De Nardo no roteiro e arte de Giampiero Casertano. Publicada originalmente em Speciale Le Storie nº 1 – Uccidete Caravaggio!, em 2014, a edição terá 148 páginas em formato de luxo, totalmente colorida por Arianna Florean e capa de Aldo Di Gennaro.

Michelangelo Merisi da Caravaggio, um gênio da pintura que revolucionou a arte ocidental, mas também um espírito inquieto, impulsivo e talvez… um assassino! Muitos o admiram, outros o temem ou odeiam a ponto de querer vê-lo morto. Por essa razão, dois mercenários habilidosos estão em seu encalço. Em uma história que mistura realidade e ficção, uma aventura se desenrola durante os eventos que marcaram os últimos anos de sua vida.

Caravaggio (1571-1610) foi um gênio pintor natural de Milão. Sua vida é marcada por uma série de polêmicas. Homem difícil e temperamental, o pintor passou os quatro últimos anos de sua vida em Nápoles, Malta e Sicília, depois de ter fugido de Roma sob a ameaça de prisão devido a uma acusação de assassinato.

Em 28 de maio de 1606, o autor de Flagelação de Cristo e David com a cabeça de Golias matou na capital italiana o procurador e mercenário Ranuccio Tomassoni, com quem duelou após uma briga causada por uma desavença num jogo. Após este ocorrido ele iniciou uma fuga e veio a falecer quatro anos depois. É durante estes quatro anos que De Nardo desenvolve “Morte a Caravaggio!”.

Não só um quadrinho histórico, a edição é um thriller de aventura. Sustentando pela personalidade de seus protagonistas, De Nardo explora as debilidades de todos eles. Sobretudo de Pablo Serrano, mercenário que persegue Caravaggio, mas vai se afundando durante a busca em desafios morais. De Nardo traz uma série de personagens simbólicos e recria milimétricamente a Itália do século XVII. Caravaggio acaba aparecendo pelas sombras enquanto a trama se desenrola.

Destaque desta obra são as artes de Casertano. Ele reproduz fielmente, baseado em pinturas da época, várias localizações italianas. Além de armamentos, trajes e pessoas históricas. O leitor sente-se imerso na época. A arte é complementada maravilhosamente pelas cores de Ariana Florean. Morte a Caravaggio! É uma obra com um sólido ambiente na parte gráfica e detalhamento bem documentado. Fala de honra e da condição humana.

Morte a Caravaggio pela Panini tem lançamento previsto para o primeiro semestre de 2020. 

Caravaggio pela Veneta

Está em pré-venda com lançamento previsto para fevereiro, o relançamento do primeiro e  lançamento do segundo volume de Caravaggio – A Morte da Virgem e O Perdão, respectivamente. A mais ambiciosa obra da carreira de Milo Manara. A biografia em quadrinhos do pintor Caravaggio, mostra a trajetória do enigmático e escandaloso pintor italiano, que dividia seu tempo entre a vida nos palácios do Vaticano, bebedeiras em bordéis e temporadas na prisão.

Caravaggio é o encontro de dois grandes nomes da arte italiana: o mestre do erotismo Milo Manara e um dos maiores pintores da história, Michelangelo Merisi de Caravaggio.

Se em A Morte da Virgem (Veneta, 2015), Manara aborda o momento em que Caravaggio torna-se famoso (para o bem e também para o mal), O Perdão retrata os últimos anos de vida do pintor, sempre perseguido por inimigos poderosos. E é viajando pela Itália com os artistas de rua e charlatões que ele encontra inspiração para a sua obra-prima.

Compre Caravaggio da Veneta AQUI.