Mythos anuncia a publicação de Ken Parker

Em live realizada nesta terça-feira (20) no Canal Mythológico, a editora Mythos anunciou a publicação de Ken Parker. Obra máxima de Giancarlo Berardi e Ivo Millazo. Ken Parker estava sendo publicado desde 2000 pela Editora Cluq.

Coleção referência da Mondadori.

A Mythos pretende lançar a edição com base na coleção publicada pela editora italiana Mondadori. Foram 50 volumes com duas histórias cada. Estes volumes compilam toda a série regular, a série publicada em Ken Parker Magazine, os especiais até a última edição publicada por Berardi e Millazo, Até onde vai o amanhecer.

Segundo Joana Rosa Russo, responsável pelo Marketing da Mythos, a pré-venda tem início em junho e as edições serão no formato e tamanho de As Grandes Aventuras de Tex, (apesar da edição da Mondadori ser em formato maior), com capa dura e uma média de 200 páginas, preto e branco. A editora disse que dará mais detalhes sobre a edição em lives na próxima semana.

 

Comparativo entre a edição original da Mondadori e As Grandes Aventuras de Tex. Foto: Sandro José Piola

Comparativo entre a edição da Tendência, formato italiano original, com As Grandes Aventuras de Tex. Foto: Sandro José Piola

 

Comparativo entre a edição original da Mondadori e As Grandes Aventuras de Tex. Foto: Sandro José Piola

Quem é Ken Parker?

Criado em 1974 para uma edição especial da coleção de faroeste Collana Rodeo, Ken Parker logo agradou a nada menos que Sergio Bonelli e este transformou em série regular. A primeira edição chega às bancas italianas em junho de 1977, publicado pela Editoriale Cepim (atual Sergio Bonelli Editore). Foram então 59 episódios até 1984 e algumas aventuras publicadas em revistas e edições especiais.

Berardi sempre diz que, “Ken Parker é um homem de hoje, com os problemas de hoje. Não tem nenhuma certeza, nenhuma segurança, vive dia após dia com seus próprios ideais, buscando ardente, desesperada, corajosa e dolorosamente ser coerente”. Seu apelido é Rifle Comprido devido ao seu arcaico fuzil Kentucky. Ele é um Trapper (caçador de peles), já foi batedor do exército, xerife, detetive, caçador de baleias, escritor…. Ele faz mil trabalhos no selvagem e violento mundo do velho oeste.

Seus temas densos falavam de violência, racismo e a busca pelo eu. Ken Parker é baseado no personagem Jeremiah Johnson, interpretado por Robert Redford no filme de 1972, “Mais Forte que a Vingança”. Berardi escreveu os 59 episódios da série original, com pontuais colaborações de Mantero, Castelli e Sclavi.

Os primeiros cinco episódios foram  desenhados por Ivo Millazo que também contou com diversos colaboradores,  os mais frequentes eram Alessandrini, Marrafa e Trevisan. Milazzo foi o autor de todas as belíssimas capas da série, obras de arte em aquarela.

Berardi e Milazzo criaram sua própria editora em 1989, a Parker Editore e republicaram os 59 episódios de Ken Parker. Batizada de Serie Oro, foram acrescentadas mais três edições que saíram na série Collana West, totalizando 62 álbuns. Em 1992 foi lançado Ken Parker Magazine, formato maior, 19,5 x 26 cm, a nova revista trazia aventuras inéditas, reportagens e trabalhos de outros ilustradores como Alex Toth. Depois da edição dupla 19/20 em 1994, a série passou a ser editada pela Sergio Bonelli e foi até o número 36 de 1996. A Bonelli lançou ainda quatro edições semestrais de Ken Parker Speciale entre 1996 e 1998, cada um com 180 páginas.

No Brasil

Em 1978 estreava Ken Parker pela Editora Vecchi. Em agosto de 1983, após 53 edições mensais sua publicação foi cancelada. Em janeiro de 1990 a Editora Best News retornou com o personagem mas publicou apenas duas edições equivalentes aos números 54 e 55, continuação da Vecchi.

Em 1994 a Editora Ensaio publicou um especial em formato grande com as histórias Os Cervos e Um Hálito de Gelo, esta extraída da série Collana West.

Em setembro de 2000 a Editora Mythos começou a publicar a série Magazine em formatinho. Essa série teve 18 edições e foi até 2002. Também em 2000 a Editora Tendência (hoje Tapejara) em parceria com o Cluq – Clube dos Quadrinhos iniciou a publicação da série regular de Ken Parker, encerrando a série principal com 59 edições em 2006, em formato original italiano.

O Cluq lança em 2007 quatro histórias coloridas que se concluem em 2008. Em 2011 publica “Um Hálito de Gelo”, que havia sido publicada pela Editora Ensaio e em 2012, “Onde Morrem os Titãs”.

Em 2013, o Cluq inicia uma nova coleção publicando “Os Condenados”, história escrita por Berardi e Mantero, com arte de Pasquale Frisenda e Laura Zuccheri, capa de Ivo Milazzo. Depois publica, “Nos Tempos do Pony Express”, produzida pelos criadores originais. Em 2014 “As Aventuras de Teddy Parker”, escrita por Berardi e ilustrada por Giorgio Trevisan. Em 2015 inicia a publicação de Ken Parker Magazine em formato original.

Em 2019 o Cluq publicou Até onde vai o Amanhecer, a última história publicada de Ken Parker por Berardi e Millazo. A editora ainda estava publicando a série Magazine e não se sabe se continuará a publicação mesmo com a Mythos publicando a série da Mondadori.

Live Confraria Bonelli

PERSONAGENS BONELLI: Uma Jornada com Ken Parker
ACOMPANHE NO LINK: https://youtu.be/15oeofyQ3z8

Nos acompanhe nessa jornada com Ken Parker, o personagem mais humano do velho e selvagem Oeste. Venha conhecer mais sobre a principal criação da dupla Berardi & Milazzo, com a participação de um quarteto apaixonado por tudo que representa KP: Lu Vieira, Lucas Pimenta (Editora Trem Fantasma), Lucas Souza (Canal Sobrecapa / Ultimato do Bacon) e Márcio Grings (Memorabilia Store).

Anteriores

Mister No e a Mad Maria

Próximo

Dylan Dog contra a censura

  1. Germano Araújo da Silva

    Ken Parker num cruzamento com Tex seria o ápice…

  2. WILLIAM

    Tomara q o formato não seja esse de 200 pags com capa dura.. senão encarece, ocupa mt espaço e alonga mt a publicação..

    Ideal que, caso seja capa dura msm, publique 2 em 1 da italiana (ou seja, 4 edições originais, totalizando 25 volumes)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén