Um índio Navajo, Agente do FBI que volta à sua terra após a Guerra do Vietnã e o plano de fundo desta trama bonelliana.

Nós, fãs de Tex, podemos dizer que temos um leve conhecimento da história americana, seu território e povos que a ocupam. Isso porque acompanhamos Tex, Carson e companhia em suas aventuras por todos os cantos dos EUA (e do mundo às vezes). Mas pode ser que nosso conhecimento seja escasso após o período do velho oeste. O que aconteceu com as já à míngua tribos nativo americanas no fim do século XIX? É o que se vê de perto na série Saguaro, lançada em 2012 e já encerrada na Itália.

Na série Bonelliana Saguaro, acompanhamos um índio Navajo que se torna Agente do FBI. Thorn Kitcheyan, vulgo Saguaro, é um ex-soldado que lutou na Guerra do Vietnã, foi demitido do exército após uma perigosa missão no Laos onde ele foi gravemente ferido. Ao retornar para Window Rock, capital da Nação Navajo, compra um pedaço de terra na fronteira do Arizona e o Novo México de um velho nativo chamado Tocho, que ficou muito feliz em se livrar daquele pedaço de chão sem água corrente e eletricidade.

Porém um traficante, que tem um território ao lado quer usar a terra de Tocho para criar um caminho para a passagem do tráfico de drogas. Esse bandido, Noah Folsom, com a ajuda de um policial corrupto já havia desviado um rio para deixar a terra de Tocho árida e com as negativas do velho, o sequestrou e matou. Saguaro se vê envolvido nesta trama e acaba com a rede de corrupção de Folsom. Após ajudar a polícia a prender os criminosos e acabar com um importante cartel de drogas ele é convidado a fazer parte do FBI.

Sua unidade na verdade faz um canal entre brancos e nativos e investiga casos que a polícia tribal não consegue solucionar. Saguaro enfrenta então brancos e seus próprios irmãos índios em histórias que vão muito além do habitual polícia e bandido bonelliano.

A trama acontece no Arizona na década de 1970 e vai a fundo na situação indígena da época.

Bruno Enna é o criador da série e se baseou nos “Shadow Wolves”, um grupo de agentes federais nativo americanos que ainda operam na fronteira entre Arizona e México. Primeiro Enna queria fazer uma mini-série, mas foi o próprio Sérgio Bonelli que decidiu criar uma série inteira sem um final definitivo. Sérgio também aconselhou o autor e sugeriu que a criação gráfica do personagem fosse baseada em Tom Berenger. Enna estava entre Adam Beach, Val Kilmer e Dwayne Johnson.

A série estreou pela Sergio Bonelli Editore em 2012 e contou com roteiro de Bruno Enna e desenhos de Fabio Valdambrini. O capista era Davide Furnó. Durou 35 volumes.

Curiosidade 1: Saguaro é o nome do famoso Cacto que vemos nos desertos americanos.

Curiosidade 2: A série da Vertigo Escalpo também conta a história de um índio, agente do FBI. Porém, Dashiell Cavalo Ruim, da tribo Lakota, tem que voltar à sua terra contra sua vontade para realizar uma missão dupla, bem ao estilo “Os Infiltrados” de Scorcese e tentar acabar com o cruel cacique Lincoln Corvo Vermelho, dono do cassino local e responsável pela rede de crime e drogas da cidade.