Não é de hoje que muitos colecionadores ou fãs de Tex Willer e de quadrinhos em geral, doam ou presenteiam amigos ou familiares com suas HQs prediletas para que as pessoas se interessem por elas, ou ao menos, conheçam do que se trata.

Mas alguns vão além: adotam o lema da doação pura, e promovem atos massivos e singulares. O exemplo mais recente que agiu assim foi o de nosso confrade, Alberto Wendt. Ele não pensou muito para promover a doação de inúmeros titulos de Tex para a Casa do Adolescente do Município de Bagé, Estado do Rio Grande do Sul, colaborando com a formação cívica, social e intelectual de jovens de 12 a 18 anos.

Alberto fez questão de promover a doação em nome da Confraria Bonelli

À esquerda, Antonio, monitor da casa do Adolescente e ao seu lado, nosso confrade, Alberto

Para quem for da região de Bagé e tiver interesse em conhecer melhor o trabalho do pessoal na Casa do Adolescente, segue contato:

Centro de Referência de Assistência Social
Coordenadora: Adriana Tholozan
Endereço: Avenida Átila Taborda, 2599, Parque Silveira Martins
Telefone:(53) 3241 7207
Horário de Funcionamento: 8h ás 11:30h e 13:30h ás 17h
E-mail: cras.dame.smtas@bage.rs.gov.br

Mas esse é apenas um dos muitos atos de confrades que já fizeram por outros. Dentro de nosso quadro de integrantes, temos muitos professores, e dentre eles, os pards Cícero Linhares e o Robério Wilson, sempre prezam por não só empregar os quadrinhos de Tex em suas aulas para torna-las mais didáticas, como provocam as turmas a ganharem edições.

Nosso confrade Cícero, por exemplo, além de promover o conhecimento de nosso projeto, sem instiga seus alunos da EEEM Profª Maria Sylvia em Bom Jesus do Tocantins – PA e EEEFM Prof. Hélio Frota Lima em Abel Figueiredo – PA, a lerem nosso ranger:

Já nosso outro professor, Robério, também promoveu doações na escola onde atua:

Entregando ao Diretor do Colégio Estadual Democrático de Ibicoara os livros TEX no Brasil, do pard Gege Carsan e o Lucas da Feira do amigo Marcos Franco, que com muito carinho e boa vontade fizeram estas doações à biblioteca desta Instituição de Ensino, com o objetivo de incentivar a leitura e proporcionar mais informações aos alunos e toda a comunidade escolar. Nosso muito obrigado a vocês!!! Lucas Pires, Rozeangela Guimarães, Cristiane Cristy Leite Fernandes, Isabel Faustino, Roberto Rocha Aguiar, Marcos Matos, Rilce Maria.

Além disso sempre instiga os alunos a leitura didática dos títulos por conta da ficção histórica que Tex detém.

Além deles, outros membros como Neimar Nunes, Antonio Carlos da Silva, Ricardo Elesbão, Erik Hilton, João Batista, Miguel Zinelli, Ivo Almada e Luiz Henrique sempre estão presenteando outras pessoas que desconhecem o prazer dos fumettis Bonelli.

Que estes exemplos possam servir de inspiração a outros confrades e leitores. Passe adiante o hábito e a paixão pelos quadrinhos. Faça sem esperar nada em troca e tenho o mundo um lugar melhor.

A Confraria apoia e fomenta seus membros a promoverem doações.