Para quem já conhece ou se interessou, finalmente chegou a hora de falarmos um pouco sobre as publicações de Dampyr tanto na Itália quanto aqui, no Brasil.

PUBLICAÇÕES

Na Itália

Iniciada em 14 de abril de 2000 com o título Il figlio del diavolo, a série Dampyr encontra-se atualmente ativa e já bem avançada. Sua linha de publicação regular é mensal, que hoje está no nº 210, e ainda conta com outras vertentes, como a “Magazine” (iniciada em novembro de 2016), a “Maxi Dampyr” (iniciada em setembro de 2009) e a “Dampyr Especial” (iniciada em outubro de 2005). Você pode conferir toda a galeria visitando o e-shop da Sergio Bonelli Editore, clicando aqui.

Vale ressaltar que a nº 209 da série mensal foi às bancas em 03 de agosto deste ano trazendo a história, l’indagatore Dell’incubo, lançando um crossover entre Harlan e Dylan Dog, com a publicação de duas belíssimas capas que se completam, tanto para DD quanto para a série Dampyr.

Com roteiro do mestre Mauro Boselli e desenhos de Bruno Brindisi (ambos já debutados em Dylan Dog, inclusive), a edição certamente ficou deslumbrante, tanto que no e-commerce da Sergio Bonelli Editore, as capas de DD já constam como esgotadas!

No Brasil

Inaugurada em terras tupiniquins em setembro de 2004, pela Editora Mythos, a série ~teria~ a intenção de seguir as publicações italianas, respeitando a ordem cronológica das histórias. Também de tiragem mensal, o primeiro título foi “O filho do vampiro”, adaptação de “Il figlio del diavolo“. Mas o gosto parece não ter emplacado: um ano depois, em agosto de 2005, o número 12 era publicado e Dampyr sairia oficialmente das bancas:

  • Dampyr 001 – O Filho do Vampiro, setembro/2004
  • Dampyr 002 – A Estirpe da Noite, outubro/2004
  • Dampyr 003 – Fantasmas de Areia, novembro/2004
  • Dampyr 004 – Noturno Vermelho, dezembro/2004
  • Dampyr 005 – O Teatro dos Passos Perdidos, janeiro/2005
  • Dampyr 006 – A Costa dos Esqueletos, fevereiro/2005
  • Dampyr 007 – Zona Proibida, março/2005
  • Dampyr 008 – Das Trevas, abril/2005
  • Dampyr 009 – A Vampira de Berlim, maio/2005
  • Dampyr 010 – Casa de Sangue, junho/2005
  • Dampyr 011 – Nêmesis, julho/2005
  • Dampyr 012 – Alma Perdida, agosto/2005

Mas uma nova perspectiva vem ressurgindo para Dampyr no Brasil. Recentemente recebemos uma grande novidade pelo amigo e confrade Leonardo Campos, que, junto com a equipe da Editora 85, recém criada, está buscando trazer o título de novo ao nosso país!

Em uma entrevista bem descontraída e riquíssima, Leonardo nos conta melhor sobre como a nova editora surgiu e está trabalhando para conseguir tal façanha:

“Após a semente plantada pela jovem editora Lorentz, com o lançamento de Dylan Dog, o segundo em vendas na Itália, essa ideia começou a martelar minha cabeça. O grande impeditivo era a questão financeira. Não possuímos o capital necessário para colocar um produto em bancas e torcer para que as vendas paguem o investimento. Desta forma, a alternativa do financiamento coletivo acabou se tornando um caminho natural. Ainda assim, temíamos que a Bonelli não aceitasse a proposta. Hoje esse medo já passou. Estamos finalizando o processo contratual e em breve colocaremos uma campanha no ar, pela plataforma do Catarse. Começa agora um novo desafio, bater a meta de financiamento, produzir a revista e mandá-la para a gráfica.”

Quando indagado sobre o formato de publicação, esclareceu:

“Gosto de dizer que apoiar um projeto de quadrinhos no Catarse é como comprar um gibi que ainda não foi impresso. Cada apoiador do projeto que contribuir com um dos valores propostos na campanha receberá em sua casa “recompensas”, na maioria delas está presente a nova edição de Dampyr! O projeto aprovado pela Bonelli será uma edição especial com 384 páginas, com 4 histórias inéditas (Dampyr Italiano 13 à 16) em uma sequência direta ao material produzido pela Editora Mythos em 2004/2005, o formato será italiano e o papel off-set. Julio Schneider, um dos maiores conhecedores de Bonelli no Brasil está no projeto, então é garantia de um material excelente! Sobre o formato escolhido, agradou-me bastante, depois que comprei o vol.1 de Face Oculta, da Panini. Devido ao tempo gasto com negociações, campanhas, produção da revista, etc, achamos que não seria interessante entregar apenas 100 páginas de quadrinhos para os nossos apoiadores. Desta forma, publicar 4 histórias de uma só vez foi a escolha mais correta. Acreditamos também que é um formato que vai agradar bastante os leitores mais exigentes, tanto pela qualidade do papel como pelo formato maior, que valoriza a arte do gibi. E uma revista com lombada grande fica muito mais bonita em uma estante de quadrinhos!”

Para conferir a íntegra da entrevista, continue acompanhando nossas publicações durante esta semana!

A imprensa brasileira e Dampyr

Revirando algumas boas informações, encontramos também uma preciosidade sobre Dampyr no Brasil: na edição #41 da revista Mundo dos Super-heróis, saiu publicado um artigo falando sobre Harlan Draka, escrito pelo jornalista e bonelliano apaixonado, Ezequiel Guimarães.

No breve texto, Ezequiel nos coloca bem a par do que o enredo de Dampyr e ainda discorre e pondera cobre a publicação no Brasil. Entramos em contato com ele, que nos informou que a coluna, hoje já menos aclamada, de fato tinha o intuito de apresentar os personagens da casa Bonelli que foram publicados no Brasil e, em alguns casos, que ainda o são.

Para quem gosta de ter o arquivo físico, é possível apenas encontrar a revista em sebos ou gibiterias. A Editora Europa, responsável por sua edição, disponibiliza para compra o formato digital, como foi o caso de nossa aquisição (por enquanto). Se você se interessou, acesse aqui. Confira a matéria: